domingo, 23 de agosto de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO
UMA CONQUISTA DA LUSOFONIA

J. Jorge Peralta

I - QUEBRANDO O SILÊNCIO


.......1. Dentro de uma dinâmica e consistente política do idioma, o ACORDO ORTOGRÁFICO da Língua Portuguesa é uma grande conquista, um passo fundamental rumo a um futuro melhor para a nossa língua .
.......Não havia sentido no fato de o Brasil e Portugal andarem às turras, há quase 100 anos, numa questão tão prática como a norma ortográfica.
.......Não tem sentido, povos com a mesma língua, adotarem ortografias diferentes, dificultando a comunicação escrita e, sobretudo, criando entraves à sua missão de veículo de relações internacionais, onde a comunicação escrita é fundamental.
.......Num mundo da palavra escrita, é imprescindível a unidade ortográfica de cada língua.
.......Há mais de 60 anos, as ortografias da Língua Portuguesa estavam em desacordo, com altos prejuízos para todos.
.......A Língua permite todas as variantes possíveis de cada região e de cada país. A Língua tem a marca dos falantes, por região. A língua tem unidade sistêmica na sua natural diversidade.
.......O que não se admite é a língua escrita não seguir uma única norma ortográfica. Politicamente é um absurdo e alto prejuízo em termos internacionais. A unidade ortográfica é parte essencial das condições para um bom relacionamento dos países lusófonos entre si e com todo o globo.

.......2. Finalmente, após longa maturação, com marchas e contra-marchas, o impasse foi resolvido e todos (!) assinaram o Novo Acordo Ortográfico. Ainda imperfeito, mas um grande passo para a nossa língua. Vamos celebrar? Ainda não. Há um movimento, em Portugal (?!), contra a implantação do Acordo...

.......Diante da celeuma levantada em Portugal, contra o ACORDO, alguns dos outros países lusófonos suspenderam a sua adesão ao mesmo. É preocupante. Alguém se compraz com a situação criada? Não causa constrangimentos às nossas autoridades?!
.......Preocupado com a veemência de alguns partidários da oposição à implantação do ACORDO, em Portugal, e seu reflexo em outros países lusófonos, no dia 13 do corrente mês (agosto/2009), sentei-me no computador, liguei o meu Twitter, com a intenção de escrever duas ou três frases sobre a questão. A inspiração foi mais intensa do que planejei e redigi 44 (quarenta e quatro) proposições
.......(ver www.twitter.com/jjorgeperalta).

.......3. Considero que devemos respeitar as opiniões contrárias. Temos também obrigação de expor a nossa opinião e fundamentá-la. Democracia é isso.
.......Soube que na Assembléia da República, em Lisboa, não há nenhuma manifestação defendendo a implantação do ACORDO e há diversos contra. Quem está se omitindo? Achei, então, que não podia me calar.
.......Neste caso, a omissão seria quase um crime contra a Língua e contra toda a Lusofonia. Achei que não poderia continuar em silêncio nesta peleja, onde relutei para entrar. Outros projetos são-me prioritários... Expressei então no Twitter algumas ideias, ao correr da pena...
.......Agora tirei as frases do “padrão twitter”, dei-lhes uma certa concatenação, ampliei algumas ideias e fiz delas um texto de opinião sobre o momentoso assunto.
.......Talvez possa prestar serviço a alguém e à Lusofonia.

.......4. Como Linguísta e Semioticista, tendo lecionado, muitos anos, na Universidade de São Paulo, a disciplina “Sociolinguística”, acredito que minha opinião pode ajudar as pessoas a se posicionarem mais conscientemente.
.......Vou me manifestar como quem cumpre uma obrigação. Vou dizer algo do que penso e sei sobre o assunto. O leitor que faça o seu juízo, quanto à pertinência do meu posicionamento. Como disse, sou Professor da Universidade de São Paulo, já aposentado, com Doutorado na Área de Linguística e Semiótica. Por isso darei à minha intervenção algum embasamento científico.
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
.......Esse é o trabalho que o leitor pode ler nas postagens a seguir. Se tiver dúvidas, manifeste-se. Dê a sua opinião e esclarecimento, com liberdade e patriotismo, como cidadão consciente e responsável.

.......Lembre-se: A Língua Portuguesa é a terceira língua mais falada da civilização ocidental. É um dos mais ricos tesouros que nos legaram os nossos antepassados. A língua portuguesa merece todo o nosso carinho e dedicação.

.......5. Estou disposto a participar de eventual debate, sobre tudo o que aqui exponho, em Lisboa ou em outra cidade. Principalmente sobre os princípios que dão suporte à minha exposição, na perspectiva científica, linguística, sociológica e política.
.......Este estudo é feito sob as luzes do Princípios do Pacto Lusófono Mundial - PLM

.......Acesse também:

Nenhum comentário: