sábado, 22 de agosto de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO
UMA CONQUISTA DA LUSOFONIA

II - UNIDADE NA DIVERSIDADE


.......1. O ACORDO ORTOGRÁFICO da Língua Portuguesa é uma grande conquista do mundo lusófono.
.......No entanto a mobilização contra, que se articula em Portugal, causa ainda alguma apreensão. Não pela oposição mas pela fase do processo em que estamos. ......Superada a questão, todos se unem para colher melhores frutos. A oposição pode levar a uma solução irreversível e “trágica”, em termos estratégicos...
.......Em vez de celebrarem a conquista de um Acordo Ortográfico comum que traz unidade, com respeito à diversidade, alguns portugueses ainda gritam contra.
.......É preciso que se diga, com todas as letras: o ACORDO é irreversível.
.......I-RRE-VER-SÍ-VEL. Todos sabem disso.
.......Não se acredita que os opositores de agora tenham mais sucesso do que umas cinco horas de fama. Se reclamam da poeira, é porque a caravana está prosseguindo...
.......Há pessoas que buscam oportunidades para protestar, qualquer que seja o motivo, sem medir as consequências.

.......2. A luta anti-Acordo, nesta fase, é inconsistente, anti-lusófona ou denota desinformação. É antipatriótico.
.......A quem interessa a Língua Portuguesa dividida e fragmentada? À Espanha?! Aos 8 povos lusófonos ou aos lusófonos pelos quatro cantos do mundo só traz prejuízo. Unidos seremos mais fortes do que separados. Lógico.
.......A Espanha, apesar de toda a imensa diversidade linguística, consegue manter a unidade ortográfica. Outras línguas também. Por que nós não conseguiríamos? Neste campo não temos nada para aprender com nossos vizinhos, mas vale o exemplo.
.......O assunto é sério. O ACORDO é uma conquista. Vamos lutar pela unidade de ortografia, na diversidade linguística. Isto é um fruto do Acordo.
.......O Acordo Ortográfico é uma das condições de maior e mais articulado desenvolvimento dos povos lusófonos.

.......ACORDO é consenso entre as partes interessadas. NO ACORDO ORTOGRÁFICO o debate é administrado e gerenciado pelas Academias dos países lusófonos, com assessoria de cientistas gabaritados. Depois é discutido politicamente nas Assembléias das Repúblicas.
.......Finalmente é promulgado pelo presidente da República, em nome da nação. .......Assim foi no caso do ACORDO ORTOGRÁFICO.

.......3. Alguns, declaram que a nova ortografia destrói a Língua Portuguesa. Não sabem que Língua e ortografia são questões de diferentes dimensões. Língua é sistema cultural e ortografia é lei. O código linguístico é um e o da escrita é outro. Não se confundem.
.......A língua de um povo é um código que não está sujeito a reis, imperadores, presidentes e nem cientistas.
.......O Acordo regulamenta apenas o código escrito. Língua, fala e escrita são entidades distintas.
.......Não precisamos pedir a Deus que salve a Língua Portuguesa. Ela está bem guardada na cultura e no psiquismo coletivo da “Pátria Lusófona”.
.......Talvez fosse mais fácil pedir a Deus para salvar a Língua Portuguesa de alguns opositores inconseqüentes do Acordo Ortográfico.
.......A Língua independe de nós para existir, mas precisa de todos para ser amada, enriquecida, celebrada e respeitada.

Nenhum comentário: