quarta-feira, 14 de outubro de 2009



RESGATE DO MUNDO RURAL
Agricultura Familiar e Sustentabilidade Social


J. Jorge Peralta



.......1. Há muita gente preocupada em garantir um meio ambiente saudável e sustentável.
.......Há também, como desdobramento, algumas pessoas, pelo mundo a fora, preocupadas em revigorar a agricultura familiar e doméstica.
.......Em contra partida ainda há muita gente urbana considerando as atividades rurais como a marca do atraso ou do passado a ser esquecido (!!!) Marca de atraso é essa opinião...

.......Efetivamente, a agricultura de grande escala, os agronegócios, desbancaram, em muitas regiões a agricultura familiar, comprando as terras dos pequenos e médios agricultores que, sem terra, migraram para os centros urbanos.

.......2. Certamente, o nosso mundo não vive sem a agricultura de grande escala.
.......Mas também não sobrevive sem a agricultura familiar. Esta garante trabalho, moradia e boa e permanente alimentação a muitos milhões de pessoas.
.......A agricultura familiar e a agricultura de escala, o agronegócio, não são, necessariamente, sistemas conflitantes ou mutuamente excludentes ou opostos. São inter-complementares.


.......Cada um no seu espaço e com seus objetivos, tem uma missão a cumprir.

.......3. Milhões de pessoas “expulsas dos campos”, por uma política sórdida e suicida, vivem nas cidades grandes, em condições precárias e às vezes sub-humanas e degradantes.
.......Sem emprego e sem um pedacinho de terra para cultivar, sem uma pequena horta familiar, as pessoas vivem nas mais precárias condições de subsistência e até na miséria. Muitos jovens entregam-se à prostituição, à droga e ao crime organizado. .......Desorganiza-se a família e a sociedade.

.......4. Daí surge o grito dos excluídos do banquete da civilização, que muitos não querem ouvir....
.......É urgente recuperar o prestígio do campo e tornar a agricultura familiar auto-sustentável, em todos os sentidos.
.......A agricultura familiar reduz o desemprego e garante bem-estar, com qualidade de vida, a milhares de famílias. No campo, cada um vive do próprio trabalho, sem paternalismos degradantes.



.......As pessoas que vivem no mundo rural, em atividades agrícolas, precisariam se sentir prestigiadas pelos poderes públicos e pelos meios de comunicação de massa.
.......É urgente superar de todo a marca de desprestígio que colocaram às pessoas do mundo rural. As pessoas precisam se sentir bem e protegidas por trabalharem na agricultura. Quando isso acontecer, muitas pessoas se sentirão muito orgulhosas de voltar p'rá roça.

.......5. É urgente que se criem políticas públicas de estímulo à agricultura familiar, também integrada no agronegócio, com sistema de venda, talvez através de cooperativas ou grêmios agrícolas.

.......O SERTA – Serviço de Tecnologias Alternativas, vinculado á CNBB, pode ajudar a abrir os caminhos. www.serta.org.br .
.......As pessoas interessadas podem trocar experiências e somar conhecimentos.



.......Uma das grandes questões de nosso tempo, as mudanças climáticas, passam por soluções simples como a agricultura familiar ou pequeno agricultor.
.......Leia mais :
www.tribunatropical.blogspot.com
.......Acesse: www.blogactionday.org

Nenhum comentário: