terça-feira, 11 de agosto de 2009

Acordo XII

ACORDO ORTOGRÁFICO
UMA CONQUISTA DA LUSOFONIA

XII – CONCLUSÃO

.......1. Alguns, em Portugal revelam-se contra o Acordo que, jocosamente chamam de DesACORDO. Portugal quer, sim a unificação ortográfica. Portugal precisa da unificação ortográfica. O Brasil precisa da unificação ortográfica. Angola, Moçambique, S. Tomé, Guiné Bissau, Cabo Verde e Timor e toda a Lusofonia precisam da unificação ortográfica da Língua Portuguesa.
.......O Mundo Globalizado, a dinâmica civilização moderna, todos precisam da unificação ortográfica da Língua Portuguesa, tornando a escrita mais versátil.
.......Então o ACORDO ORTOGRÁFICO deixou de ser uma pequena questão nacional. Hoje é uma questão internacional e global.
.......Os que questionam e querem barrar o Acordo, extemporaneamente, não prevalecerão. Vencerão os interesses nacionais.
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
.......2. Portugal sempre foi um País, pródigo na produção de pessoas de gênio forte e de altas inteligências. Hoje, como sempre, Portugal é rico em pessoas de alta competência, em todos os ramos do saber.
.......Os grandes intelectuais portugueses caracterizam-se pela sua visão universalista da cultura, porque é profunda e legitimamente lusitana. Apelo a esses grandes baluartes da nossa cultura para que se debrucem mais sobre esta “pequena” questão e se manifestem.
.......Deixem um pouco seus espaços de alta reflexão e esclareçam seu povo, sua nação.
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

.......Nota: 1. Se alguém, em grupo, quiser organizar um debate sobre todos os temas aqui abordados, disponho-me a discutir junto.
.......2. Este estudo é texto sob as luzes do Movimento Pacto Lusófono Mundial - PLM

Nenhum comentário: