terça-feira, 6 de outubro de 2009

DIGNIDADE DO MUNDO RURAL
E O MUNDO URBANO
4. REVERTENDO A EQUAÇÃO

.......É urgente recuperar a dignidade das condições de vida rural. É preciso recuperar a auto-estima dessa gente, tão desprezada e desprestigiada, fruto da miopia interesseira dos políticos.
.......Não esqueçamos: é no campo que se produzem os alimentos indispensáveis ao sustento de toda a humanidade. Aí se pode viver mais perto da natureza, com menos artifícios.

.......Hoje temos o grande agronegócio, com agricultura de escala? Sim, que prospere. Mas a agricultura familiar é essencial e deve ser apoiada por uma política ousada. Além do mais, a agricultura familiar garante uma multidão de empregos.

.......O mundo rural precisa ser, efetivamente prestigiado, não só com palavras fáceis, mas com uma política efetivamente digna e responsável.Precisamos reverter a torpe equação que expulsa as pessoas do campo...
.......O mundo rural precisa recuperar-se, como espaço de mais alegria sadia e bem-estar.
.......Qual o investimento dos governos, em projetos de estímulo à agricultura familiar? Só se pensa nos grandes projetos do agronegócios. Por quê? Miopia social dos políticos?!
.......Os meios de comunicação também têm parte considerável nesta visão distorcida.

.......Por que essa campanha sórdida de expulsar as populações rurais de seu digno modo de vida?
.......O meio rural como o meio urbano merecem o mesmo respeito. Não são espaços excludentes. Precisam ser espaços intercomplementares.
.......A questão é complexa. Merece mais atenção.

.......Voltaremos ao tema.

Nenhum comentário: