quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Acordo IV

ACORDO ORTOGRÁFICO
UMA CONQUISTA DA LUSOFONIA

IV - UNIDADE ORTOGRÁFICA
É ESSENCIAL À LUSOFONIA GLOBALIZADA



.......1. Ser contra, indiferente ou a favor é questão de liberdade de opinião, no âmbito do livre arbítrio, mas cada um é responsável pelas atitudes que toma, por suas consequências.
.......No entanto, questão democraticamente votada e promulgada deve ser respeitada. Democracia não se confunde com tirania, ao menos teoricamente. Está querendo se impor a tirania da minoria?!
.......O interesse nacional, portanto coletivo, deve estar acima de interesses particulares, individuais ou grupais.
.......Alguém está tentando conseguir notoriedade para alavancar campanha política, atacando uma grande causa – O ACORDO. É politiquice. Ou estou enganado?!
.......Atacar o Acordo Ortográfico é crime de lesa-pátria. A unificação ortográfica da Língua Portuguesa é essencial, nesta civilização globalizada.
.......A Unidade ortográfica dá novas dimensões ao mundo lusófono.

.......2. Alguns portugueses não têm direito de prejudicar seu país, com uma campanha nefasta contra a unificação ortográfica.
.......Devemos acrescentar que o Acordo Ortográfico é questão para cientistas da linguagem. Não é para leigos. Isto não impede que especialistas de todas as área e toda a população se manifeste.É, enfim, uma questão de honra nacional. Envolve todos os cidadãos responsáveis.
.......A “unificação” é uma grande conquista, há muitos anos reclamada pelas pessoas de mais consciência linguística e estratégica.
.......Seria atitude imperdoável e insana jogar fora uma oportunidade decisiva de busca da unidade, respeitando a variedade. Vamos fazer a história e não ser caudatários da história dos outros. É questão de princípio.

.......3. Portugal nunca teve vocação para ser tutelado por ninguém. Vale para Portugal o lema da cidade de São Paulo, dos Bandeirantes:

Non ducor, duco
(não sou conduzido, conduzo).

.......Com todos os defeitos ou “defeitinhos”, reais ou fictícios, que alguns lhe apontam, declaramos com firmeza: (O Acordo) “ruim com ele, muito pior sem ele”.
.......Lembrem-se a Língua Portuguesa ainda sangra pelos desacordos de 1943/45. Não queiram repetir o drama.
.......Amigos, nós passamos e a Lusofonia permanece. Sejamos dignos deste momento histórico.Por causa de algumas falhas inevitáveis, não podemos desmerecer o ganho real do Acordo. Ou alguém está querendo jogar fora as jóias, com a água turva que as lavou?!

[CONTINUA]

Nenhum comentário: