quarta-feira, 14 de outubro de 2009

BRASIL, UM PAÍS ADMIRÁVEL
O Positivo e o Negativo

J. Peralta
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil
(Versos do Hino nacional do Brasil)

.......Caro Leitor:

.......Texto resposta a um comentário provocador de uma leitora, ao meu artigo “Pátria Mãe ou Madrasta? Filhos ou Bastardos?” publicado no blog Nova Águia. O comentário provocador vem após cinco comentários de alto nível, dos quais destoou. Considero que o provocador não é, necessariamente, ofensor. O meu artigo considerou inoportuna e ofensiva a divulgação de um texto: “Pátria Madrasta Vil”, pela UNESCO. Ela discordou. esta é a tréplica.

.......Cara leitora:

.......1. UM BRASIL PLURAL
.......Você pode criticar à vontade, as minhas opiniões sobre as críticas ao Brasil, se eu tiver espaço para responder-lhe, no mesmo espaço. É questão de ser ou não ser democrático, ou tirano.
.......Há por aqui gente que só sabe o samba de uma nota só. Mas o Brasil, não é um samba de uma nota só. É polifonia. É um país de muitas cores e não só de cor cinzenta, que é a que você destaca e parece a única cor que lhe traz interesse e estímulo.
.......É que também há gente daltônica. Temos de respeitar.
.......Note que não estou aqui fazendo a apologia de governos, de políticos ou de intelectuais, quem quer que sejam. Estou falando do Brasil, para além dos eventuais inquilinos dos Palácios dos Governos.

.......O meu Brasil, minha cara, tem, sim, também essa cor cinzenta de que você gosta de falar e proclamar. É real. Falo também isto no texto que você comenta. Mas tem muito, muito mais do que esta cor.
.......Dá pena e faz mal ver brasileiros falarem tão mal e desdenharem tanto da própria terra natal. Mas põem seu céu nos EUA ou sei lá onde...

.......No Brasil, como em toda parte, até 10% da população é feita de daltônicos psíquicos, que só vêem o lado negativo de seu povo e de seu país, real ou imaginário, não importa. A diferença é se têm mais ou menos espaços nos meios de comunicação e se têm “auditório” para prestigiá-los. Não importam as razões. .......Querem um palanque e holofotes. Alguns se fantasiam de progressistas e não fazem nada para melhorar. Quantos fazem a sua parte?!
.......O meu Brasil é um país de todas as cores em profusão, de todos os sons e todas as imagens. É um Brasil fraternal e sem preconceitos. Com os inevitáveis defeitos que queremos ajudar a corrigir, fazendo a nossa parte.
.......É até tolerante com todas as ideias que dele queiramos fazer. E é até complacente...
.......Eu aprendi a olhar todas as cores, de todos os lados, ouvir todos os sons e todas as imagens. Aprendi a pesar cada coisa que vejo, boa, ótima, má, péssima... “
.......É preciso ver e viver tudo de todas as maneiras”, diria Pessoa
.......Os míopes e os daltônicos psíquicos não conseguem enxergar tanta pluralidade.
.......Eu uso uma balança de dois pratos. Coloco o que é bom e ótimo, incluindo o regular, num prata; no outro o que é mau e péssimo.
.......É assim que vejo os méritos deste país que admiro de paixão, apesar dos calhordas. Sem patriotadas. Com realismo. Este também é meu país.

.......2. UM PAÍS, AMADO MUNDIALMENTE
.......Cara leitora,
.......Se você ainda pensa que, realçar e propalar o lado Negativo do Brasil, lhe dá pontos, (se é mercenária), é bom repensar e reavaliar suas posições. Abra os olhos. Não use viseira. Não se iluda.
.......Você diz que falar bem do Brasil é criar uma fantasia, fora da realidade. Só a sua miopia pode assinar tal afirmação. O lado bom do Brasil só os cegos não vêem.
.......Que descoberta espantosa e trágica, se fosse verdadeira! Felizmente você está inteiramente equivocada. Precisa tirar as viseiras que alguém lhe impôs. Liberte-se! Pense!
.......Sinceramente a UNESCO publicar um trabalho de estudante que chama o Brasil, “Pátria Vil” até no título é algo pavoroso e anti-ético e anti-diplomático...
.......Hoje há gente com grandes argumentos para defender tudo, principalmente quando seja indefensável. Para esses, a vítima é sempre o culpado.
.......Certamente, muita gente pensa como você, mas muito, muito mais gente séria tem a mais alta estima por este belo e promissor país, que todos queremos melhor; muito melhor!
.......Apesar das campanhas negativas que se fazem pelo mundo, o Brasil, para além de seus seríssimos problemas, sempre lastimáveis, é respeitado e amado nos quatro cantos do mundo. Se não fosse a atuação de tantos calhordas e corruptos, o Brasil seria imbatível em beleza e em hospitalidade.
.......Que tal fazer uma campanha para que o país supere suas precariedades, começando por corrigir as suas pessoais?!

.......3. OS DOIS PRATOS DA BALANÇA
.......A meu ver, o Brasil já vai descobrindo, a duras penas, seu lugar privilegiado no concerto das nações.
.......O Brasil, se não fossem seus detratores e canalhas, já seria o terceiro, ou quarto país mais desenvolvido e de mais cultura e bem-estar.
.......No IDH, o Brasil poderia estar, classificado ao menos, no 15º lugar. Está no 75º (?!!).

.......E quanto aos reais e visíveis problemas?! O que você está fazendo para que seu país seja mais igualitário, mais justo e solidário e menos hipócrita, e tenha mais trabalho e bem-estar para todos, com uma educação de real qualidade?!
.......O que você está fazendo para extirpar os canalhas, os traidores, os achacadores, os corruptos, os trapaceiros, etc, etc?! Falar é mais fácil do que fazer, não é?!
.......As carradas do dinheiro do povo que se jogam pelo ralo e na conta de trambiqueiros daria para levar o país a um patamar humano, científico e tecnológico muito mais honroso.
.......Só se extirpam os males do país, desenvolvendo o que de melhor o país tem. Discursos negativos e derrotistas de palavras vazias que não levam a nada; não servem para nada.
.......O discurso da insensatez, tão em voga só serve de coluna de poeira para enganar os incautos...

.......Amiga, releia o texto originário desta polêmica e você verá que o seu comentário é puro preconceito e não tem nada a ver com meu texto. (Pátria Mãe ou Madrasta)
.......A maioria das pessoas sabe ver os dois lados da realidade brasileira: o Positivo e o Negativo. Veja: de seis comentários do texto em pauta, só o seu foi ludicamente negativo.
.......Agradeço a participação de todos: do Edson Pelé, da Miriam Sales, do Arnaldo Norton, do Rogério. Agradeço também a sua participação.

.......4. UM OLHAR PLURAL
.......1. No meu artigo, que, claramente você não “leu”, (ou leu com óculos bem escuros), procuro deixar claro que existem os dois pratos da balança a serem apreciados. Não se vive só de auto-estima, nem só de malquerença. Há tempo para chorar e tempo para sorrir.e tempo para rir.
.......Você leu “o contrário” do que eu escrevi. Você tentou sobrepor o seu texto sobre o meu e não leu o meu; leu o seu.

.......O Brasil é como o modelo taoísta ing/yang: nem tudo é de todo mau, nem de todo bom. Ou como diz a sabedoria popular:
..............“não há mal que não se acabe,
..............nem há bem que sempre dure”.

.......Na minha opinião, o Brasil não é um país para “daltônicos, míopes ou surdos”, em termos políticos ou morais. Este é um país plural por natureza, como todos os países. Nosso olhar tem de ser plural e sem preconceitos prévios.
.......Na vida, faz bem admirar o que merece ser admirado; o desprezo sempre constrange e incomoda.
.......Aprendi que devemos acatar o 4º Mandamento: “Honrar pai e mãe”. Considero que o 4º Mandamento se aplica à Pátria: honrar e defender sempre o seu torrão natal é obra de cidadão. São os imaturos e mal realizados que só reclamam....
.......Aprendi também que
.......“em rio de piranhas, o jacaré nada de costas”, mas não deixa de nadar.
.......Quanto às suas razões, colega, se quiser fique com elas. Um dia você acertará os ponteiros com o mundo. Você também têm razões. Com algumas delas não discordamos.

.......5. HORAS DE LUTA
.......De que lado está você, leitor? A luta continua, nestes tempos paradoxais. Vá a luta, mas não esqueça o elmo e a espada...
.......Hoje há gente, com grandes argumentos para defender tudo, principalmente quando são questões indefensáveis. Com os mesmos argumentos se condena o que não é condenável.
.......Há sempre um lado que, a todo custo, quer “fazer da vítima o culpado”...
.......Apenas reitero: olhe o outro lado, que também existe. Não o omita para não prevaricar.

.......Fico contente porque os leitores do meu texto não ficaram indiferentes.
Muito obrigado a todos.

.......Nota: Sigo o ideário do Movimento “Pacto Lusófono Mundial” – PLM
< www.portaldalusofonia.com.br/pactoprincipios.html >

Nenhum comentário: