terça-feira, 6 de outubro de 2009

DIGNIDADE DO MUNDO RURAL

E O MUNDO URBANO


6. POSFÁCIO – O DESPERTAR RURAL



Nesta série de crônicas tratamos de um assunto que vai despertando maior atenção de intelectuais e de jovens no mundo atual, predominantemente urbano. Infelizmente, a modernidade se estruturou contra o mundo rural, ferindo o equilíbrio necessário. Ficou capenga.
Urge um novo despertar para o mundo rural, buscando o reequilíbrio social.

Ao tocar neste assunto logo nos vem a mente a “Cidade e as Serras” de Eça de Queirós, num outro momento do nosso desenvolvimento, quando as contradições e conflitos ainda estavam desabrochando.

Bem equacionado, este é um tema de alto apelo para os naturalistas, talvez ainda meio teóricos. É de alto apelo para as pessoas preocupadas com as perspectivas vitais da humanidade.
Devemos nos perguntar, com Pessoa: O que restará de “tantas conquistas futuras?”
Este assunto faz parte da luta por um meio ambiente mais saudável e por uma sociedade mais humanizada.

Sei que muitos, após estas crônicas, começarão a rever muitas de suas ideias, que estavam fora do lugar, e logo, se puderem, irão pôr um pé, no mundo rural. É apenas um ajustamento essencial do rumo da história. Não estamos sós...
Vamos pensar juntos?

Lição de casa:
· O que fazer para, efetivamente, preservar o nosso meio rural, com qualidade de vida e bem-estar?
· Como fazer para superar os preconceitos, a discriminação e as dificuldades que persistem no campo? Como se mascaram tais preconceitos?
· O que fazer para minorar a nossa dependência do estrangeiro para importação de produtos agrícolas, essenciais à alimentação da nação?



JPeralta

Nenhum comentário: