terça-feira, 6 de outubro de 2009

DIGNIDADE DO MUNDO RURAL
E O MUNDO URBANO


2. SUBVERSÃO DE VALORES

.......A cidade faz da liberdade, para muitos, apenas uma bela palavra vazia. Uma balela ... ou um sonho. As consequências são trágicas, para todos. A violência tira a paz da comunidade.
.......O fato é que, tanto no ambiente rural como no urbano, as pessoas podem ser mais ou menos felizes ou infelizes.
.......A civilização moderna subverteu os valores humanos.

.......Há, então, que reverter esta situação falaciosa. De fato, no mundo rural, como no urbano, as pessoas podem ser mais gente, e podem ser mais felizes e ter mais saúde e bem estar, dependendo das condições de cada um. Não é condição determinista.
.......Por que então, nas escolas, os professores ameaçam os alunos com frases tendenciosas e discriminatórias? Dizem eles: "Se não estudas, voltas para a roça". Como se a roça fosse o pior dos mundos, o que, ao menos teoricamente, não é verdade. A cidade também pode não ser o melhor dos mundos. Para muitos não é.
.......Para quem busca real e consistente bem-estar com qualidade de vida, “fugir” para a cidade nem sempre é uma solução sensata.
.......Em questão de qualidade de vida, ilusões coloridas não resolvem.

.......Precisamos saber o que é qualidade de vida para nós.

.......O êxodo rural é uma tendência mundial, como se vê no estudo da ONU. É pena.

.......A civilização do consumo é terrivelmente predatória, inclusive de valores humanos. Os males da cidade vêem da falta de equilíbrio e do descarte de valores humanos.


Nenhum comentário: