terça-feira, 6 de outubro de 2009

DIGNIDADE DO MUNDO RURAL

E O MUNDO URBANO
Questão de sobrevivência da espécie humana

1. ÊXODO RURAL


.......Segundo a ONU, em 2010, 172 milhões de brasileiros estarão morando em espaços urbanos, ou seja, 31 milhões a mais do que em 2000.

.......Por outro lado, 26 milhões estarão morando na zona rural, em 2010; ou seja, 6 milhões a menos do que em 2000.

.......Conclusão: o meio rural está se despovoando e o meio urbano está sendo inchado. Desestrutura-se o equilíbrio social, no mundo moderno.
.......Muita gente, que vem da zona rural, vem morar em favelas, na cidade, em condições, às vezes sub-humanas.
.......No mundo rural, em agricultura familiar, para quem planta, nunca falta o que comer, nem ar puro para respirar e beleza para apreciar.
.......Estes dados precisam ser mais do que estatísticas alarmantes. O que a civilização moderna está fazendo com o mundo rural? Está lançando a zona rural em total descrédito. Faz de conta que o mundo rural é um mundo degradante, desumano. Engana-se (?!)
.......A modernidade criou essa imagem, na cara dura. Querem nos fazer crer que a agricultura é atividade depreciativa. Que é sinônimo de atraso e de primitivismo... Nada mais fora da realidade!
.......Afinal, algo disso é verdade? Nada. (Ou é?! Depende).
.......No mundo rural, as pessoas são indivíduos. Todos se conhecem pelo nome. No mundo urbano, as pessoas tendem a ser massa; apenas número de estatísticas. Eternos desconhecidos.
.......Mais de 50% dos urbanos vão se despersonalizando, pela perda da própria identidade..., adotando costumes estranhos.

........Muitas pessoas se desestruturam e se desumanizam. Daí toda essa onda de revolta e violência que se alastra pelo mundo urbano, destruindo a qualidade de vida de todos.
........Fique claro que não curto uma visão romântica da vida rural. Mas esta já é outra questão.


JPeralta

Nenhum comentário: