segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carmen Miranda



CARMEN MIRANDA


Madrinha da Música Popular Brasileira
1909-2009 - 1º Centenário



José Jorge Peralta




1. Carmen Miranda foi uma das mulheres mais admiradas e aplaudidas do séc. XX. Foi também certamente, a mulher mais famosa, aplaudida, admirada e respeitada de todo o mundo da Lusofonia, até nossos dias.


No Brasil foi, sem dúvida, a brasileira mais famosa do séc. XX, como declara seu biógrafo, Ruy Castro.


Deixou à posteridade uma herança imortal e muito respeitada.


Os Lusófonos deveriam trabalhar mais este grande nome feminino genial.

2. Carmen Miranda marcou o séc.XX na Música Popular, na Canção e no Samba. Deu ao Brasil a marca de povo alegre, exuberante e criativo.



Depois de Carmen Miranda, o Brasil descobriu-se em seu modo de ser; nunca mais foi o mesmo.




Hoje o mundo exalta-se ao ouvir a nossa Música Popular, a MPB. Lá na raiz da MPB está viva a Carmen Miranda...



Ela deu às suas letras um estilo e um ritmo muito comunicativo, numa linguagem de nível popular, explorando com maestria as sutilezas da língua portuguesa, acompanhando as palavras com um ritmo do corpo, dos olhos e das mãos, de modo deslumbrante.



Nela, a voz, o ritmo, o gingado do corpo, das mãos e dos olhos, tudo cantava e encantava, com a mais impressionante naturalidade e sedução. A música vinha-lhe do mais profundo de sua alma liberta e feliz.

3. Carmen Miranda é chamada, por alguns, a madrinha e patrona da Música Popular Brasileira (MPB).



Os primeiros grandes compositores e letristas de canções, marchinhas e sambas da MPB foram lançados por ela. Muitas das obras foram escritas inspiradas em Carmen Miranda e para ela cantar, colocando-lhe a marca de sua voz e do seu ritmo.

4. Com ela surgiram os grandes ícones de nossa música. Dorival Caymmi, Ataulfo Alves, Alcyr Pires, Assis Valente e ainda: Ary Barroso, Lamartine Babo, e outros.



Carmen Miranda foi a grande incentivadora da Música Popular Brasileira, em seu nascedouro.




Ela foi e é o grande ícone de nossa música e o grande paradigma de nossa alma brasileira e lusófona.



O apogeu da fase brasileira de Carmen Miranda foi a década de 1929 a 1939, mas ela prosseguiu incansável até o dia de sua morte, em 1955.

5. De 1939 a 1955, Carmen Miranda passa a trabalhar nos EUA. É sua fase Americana.



Morre nos EUA, aos 5 de agosto de 1955, depois de 16 anos de trabalho com extraordinário sucesso. Chegou a ganhar o salário mais alto de Hollywood.



Está enterrada no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Seu cortejo fúnebre foi acompanhado por quase um milhão de pessoas. Foi o cortejo fúnebre mais concorrido da história do Rio de Janeiro.

6. Carmen Miranda foi a cantora brasileira com maior sucesso no estrangeiro, em todos os tempos. Por onde passava, na Europa ou na América, deixava uma imagem grandiosa e simpática do Brasil.



Foi a maior embaixadora de seu país, pelo mundo, no século XX.


Nenhum comentário: