sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Acordo X

ACORDO ORTOGRÁFICO
UMA CONQUISTA DA LUSOFONIA

X - ACORDO OU DES-ACORDO
QUEM ESTÁ A MATAR A LÍNGUA PORTUGUESA?


.......1. Dizia um conhecido teatrólogo Brasileiro, como provocação, que “toda a unanimidade é burra”. Em alguns casos concedemos.
.......O ACORDO ORTOGRÁFICO foi um documento longamente gestado. Foi debatido por muitos anos. A imprensa abriu espaço para a manifestação dos favoráveis e dos contrários ao texto do ACORDO. Comissões de especialistas reuniram-se e discutiram. Enfim, o projeto do NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO foi debatido no Brasil, em Portugal e nos demais países lusófonos, que quiseram ou tiveram condições de participar. A comunidade foi ouvida.
.......ACORDO firmado, deu-se sequência regular e legal. O processo seguiu todos os trâmites sociais, políticos e burocráticos exigidos. Ponto.
.......Agora, alguns acordaram.

.......2. Acusam a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS que alguns chamam de “velhinhos do Restelo”. Pois eu lhes digo que todos podemos questionar a eleição de um ou outro Acadêmico. Mas posso lhes dizer que, na ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS há pessoas da mais alta competência intelectual. Não se agride quem não conhecemos.
.......Não podemos ir chutando o balde indiscriminadamente e nem impunemente.
.......Por outro lado, quem participou da Comissão Brasileira para a Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa foram nomes respeitáveis da área de Língua Portuguesa e da Lingüística, enfim Educadores de larga experiência.
.......A Academia de Ciências de Lisboa foi co-autora do Documento final, através de seus especialistas. Dizer que estamos abrasileirando a Língua Portuguesa, é, no mínimo afrontoso. O que se fez no Acordo, foi o que precisava ser feito, ao nível da Norma Escrita. Em pauta está a ORTOGRAFIA. Só.

.......3. O Acordo interfere na norma escrita da língua; mas não interfere em nada na língua, como sistema ou como língua falada.
.......Dizer e escrever que o ACORDO mata a Língua portuguesa é algo estapafúrdio. Ofende quem tal baboseira escreve.
.......O ACORDO não mata a Língua Portuguesa, a não ser para os ingênuos (?!) e de má vontade...
.......Quem mata a Língua Portuguesa são os professores, quando ensinam mal e os jornalistas, etc, quando escrevem mal a própria língua.
............
.......Alguns jornais cometem erros palmares na escrita. Não têm revisores, o tal desktop.
.......Os jornais no Brasil, são muito mais cuidadosos, com a correção da escrita em seus jornais. Quem não sabe disso, pegue dois jornais e observe.
.......Há alguns anos foi publicado, em Portugal, uma obra com o título “ESTÃO A MATAR A LÍNGUA PORTUGUESA”(!). Há outros livros do gênero, tocando alarme. Quem quer matar o português?!
.......Então é a Academia a responsável?
...................
.......4. Senhores, não se diga agora que quem está a matar a Língua Portuguesa é o ACORDO ORTOGRÁFICO. Isto é de fato manifestação de um oculto ranço preconceituoso e míope.
.......Amigos, na condição que nos encontramos, atrevo-me a afirmar:
.......O Acordo Ortográfico está a Salvar a Língua Portuguesa.
.......Escrevam isso, em suas mentes, porque é plena verdade, quer alguns queiram ou não admitir os fatos.
.......Mas podem ampliar:
.......“O ACORDO ORTOGRÁFICO está a salvar a Língua Portuguesa, dando-lhe mais versatilidade e unificando a ortografia.


.......Para saber mais leia:

Nenhum comentário: