sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO
UMA CONQUISTA DA LUSOFONIA

III - CONSPIRAÇÃO OU DESINFORMAÇÃO


.......1. CONSPIRAÇÃO! É o único sentido que vejo na campanha que alguns fazem em Portugal, contra o Acordo Ortográfico. Em vez de aplaudir, alguns só resmungam e atacam. Mas o número dos que se opõem não é significativo, mas é persistente.
.......É oposição extemporânea, por isso inoportuna, neste contexto. Está fora de lugar. Então é uma posição anti-democrática.
.......Certos portugueses portam-se como indignos descendentes dos descobridores que unificaram o mundo. Aqueles hoje perdem-se defendendo consoantes inúteis.
.......A língua falada já descartou, como inúteis, em certos contextos, algumas consoantes pelas quais alguns críticos se debatem e esgrimam. Se não existem na língua nem na fala, para quê mantê-las na escrita?! Este é apenas um peso morto, dificultando o ato de escrever.

.......2. São patéticos alguns dos argumentos contra a nova ortografia e descomplicação da escrita da Língua Portuguesa. Uma Língua Nacional é algo de alta complexidade, onde, até os especialistas, às vezes tropeçam. É que a Língua é algo vivo e vital, como a sociedade... Os cientistas estudam e cultuam a língua, mas nada inventam.
.......Um certo conservadorismo vazio e infantil dá sustentação a alguns dos opositores do Acordo Ortográfico. Alguns pregam a desobediência civil. A quem interessam tais atitudes?
.......O Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa, contra o Acordo Ortográfico, é uma peça lastimável e inconsequente. É o caso de dizer “por que não te calas?”
.......Por que alguém não redige um Manifesto em defesa da Língua Portuguesa, desmascarando os opositores do Acordo Ortográfico, rebatendo os argumentos já surrados e superados?
.......Certa elite em vez de promover a sua língua, vilipendia-a. A nossa língua é um imenso patrimônio nacional a ser cultivado, preservado e enriquecido.
.......Defender a nossa Língua de seus vendilhões é dever de todas as pessoas conscientes. Alguém está vendendo a sua língua por um prato de lentilhas?

.......3. Ter uma ortografia única é essencial a uma língua que pretende ser, e é, internacional, e que é língua oficial em oito (08) países. Uma língua falada por mais de 259 milhões de pessoas. Só no Brasil é falada por 195 milhões.
.......Não podemos ser indignos herdeiros de tal patrimônio.
.......A ortografia unificada facilita o ensino de nossa língua a pessoas de outros povos, e não só.
.......Combater o Acordo é uma reação de perdedores, talvez adeptos da teoria do “quanto pior, melhor”. A crítica vale apenas para alguns dos opositores. Dá impressão que alguns fazem o papel de agente duplo de que fala Sun Tsu, na ARTE DA GUERRA.
.......Um certo político está obtendo notoriedade, combatendo uma questão já superada. Oportunismo de mau perdedor, ou bandeira eleitoreira?
.......Matéria que foi longamente debatida e votada, não se contesta. Foi promulgada. .......Não está mais em discussão. Poderemos, sim, apresentar sugestões para aperfeiçoá-la, em momento oportuno.

........4. Partimos do princípio que não há ACORDO perfeito para as partes envolvidas. O acordo supõe concessões mútuas. Busca a maior eficiência possível. Ponto.
.......Em questão de Acordo Ortográfico, há gente que parece estar brincando. Não se brinca com assunto sério. Oposição séria respeita a especificidade do assunto em pauta.
.......Fazer política eleitoreira, combatendo um instrumento necessário ao futuro da nação é crime de lesa-pátria. É mistificação.
.......A oposição ao Acordo já se configura como mais um biombo para desviar a atenção das mazelas da política nacional.


Nenhum comentário: