terça-feira, 18 de agosto de 2009

Acordo VI

ACORDO ORTOGRÁFICO
UMA CONQUISTA DA LUSOFONIA

VI - A LÍNGUA PORTUGUESA É A ALMA DA LUSOFONIA


.......1. Simplificar e unificar a ortografia é questão de bom senso. Essencial num mundo globalizado.
.......Não é uma Nova Ortografia. O Acordo altera pequenos detalhes, que representam pequenas alterações, em aproximadamente 1% das palavras da língua.
.......A unidade ortográfica dá asas a Lusofonia. Não esqueça. Não queira cortá-las.
.......Alguns portugueses têm atitudes quixotescas ao defender consoantes que há muito não se pronunciam e não têm valor linguístico Têm apenas valor histórico (!!) como por ex. Baptista.
.......A Língua sempre descarta o que se torna inútil, no processo de comunicação. .......Em dado momento a ortografia resolve também descartar tudo o que na escrita é inútil. Assim segue a lei de menor esforço, facilitando a comunicação escrita, sem complicações desnecessárias. É o lado pragmático das línguas humanas.
....
...
.......2. Há sempre algum “Velho do Restelo” azucrinando quem arrisca a ir além do Cabo Bojador. Tem suas razões. Mas há outras razões mais produtivas...
.......A Língua escrita tem o seu lado pragmático e político. Alguém quer manter a Língua Portuguesa, isolada nos fóruns internacionais?
.......Ao se decidir redigir os documentos oficiais da ONU também em Língua Portuguesa, coisa que já deveria ser uma realidade, se não houver ACORDO ORTOGRÁFICO, qual ortografia será seguida? Pense bem...
.......Alguns portugueses parecem querer isolar o seu país, ou excluí-lo. Orgulhosamente só” proclamou Salazar. Os tempos são outros.
......
.......3. Os países de Língua Portuguesa, os lusófonos, precisam ser unidos e solidários. Unidos também na forma de escrever a própria língua, na ortografia. A Língua Portuguesa, como todas as línguas humanas é dotada de unidade, na natural diversidade...

.......Permitam-me afirmar peremptoriamente: Falem à vontade os nossos “Velhos do Restelo”. Veneremos seus brados contra a modernidade e seus riscos. Mas estejamos certos de que a História, neste caso, seguirá seu rumo inexorável.
.......A grande Pátria Lusófona precisa desse ACORDO, que lhe garante certa unidade, necessária à construção de seu futuro.
.......Mudar é próprio da vida. Quem não muda na hora adequada, fica estagnado e superado.

Nenhum comentário: