quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
J. Jorge Peralta


1. Eficiência Social da Agricultura

.......No Brasil, o Censo Demográfico de 2006, do IBGE, demonstra que, no país a agricultura familiar é um dos sistemas mais produtivos e onde se gera mais empregos..
.......A agricultura familiar, no Brasil, emprega 75% da mão de obra, no campo, e é responsável por mais de 50% dos alimentos consumidos no país.

.......As políticas públicas, há anos, estão mais voltadas aos agronegócios, em grande escala, que já são muito fortes e não precisam de tantos apoios oficiais.
.......É preciso voltar-se de novo para a agricultura de pequeno e médio porte, exigindo produtividade.

.......A preferência demonstrada pela produção em grande escala levou ao empobrecimento e ao desemprego de muitos dos pequenos e médios agricultores e à poluição do campo e dos rios, contaminados com defensivos agrícolas e mecanizados.
.......Esta foi uma fase dramática da agricultura familiar, que precisa ser recuperada, a curto e médio prazo, com mudança de mentalidade.
.......O fato é que no entorno das grandes cidades, o chamado Cinturão Verde vai dando lugar a grandes complexos habitacionais e de lazer, em áreas antes ocupadas pela agricultura familiar, de pequeno e médio porte.

.......Esta opção de ocupar as áreas verdes e de agricultura familiar, no entorno das cidades, deveria ser coibida por lei de preservação do Cinturão Verde das cidades, em condições de sustentabilidade.(Continua...)


Nenhum comentário: