domingo, 16 de agosto de 2009

Acordo VIII

ACORDO ORTOGRÁFICO
UMA CONQUISTA DA LUSOFONIA

VIII - NOVOS HORIZONTES DA LUSOFONIA

.......1. O Brasil, que tem 4/5 dos falantes da Língua Português, está implantando o Acordo a todo vapor. Será que aqui há mais seriedade e responsabilidade?!
.......Aqui o Acordo já vingou, quer alguns queiram quer não. Vale a Democracia.
.......Passada a luta, as pessoas silenciam. Recolhem as armas. Passada a maré, tudo volta ao normal. As pessoas vendem seu “peixe”, até cansarem a opinião pública. Depois a carruagem seguirá o seu destino traçado.
.......São amplos os horizontes que se abrem à lusofonia, com o Novo Acordo Ortográfico.
.......A atitude oposta à Nova Ortografia às vezes é tragicômica. Alguns não querem ter o trabalho de se adaptar e ceder, em favor de melhores tempos para as novas gerações, para o Futuro.

.......2. As futuras gerações serão os mais beneficiados pela nova legislação ortográfica.
.......O Brasil tem um mérito imenso, na história do ACORDO ORTOGRÁFICO. Está dando um exemplo cívico ao implantá-lo, imediatamente, sem delongas.
.......É que o Acordo é muito bom. Torna a escrita mais ágil e mais versátil.
.......Portugal vai ficar para trás, nesta questão? Não ficará. Alguns, quando nadam é para o nada.
Lastimável. Que vão sozinhos... Onde está a garra dos descobridores do mundo?

.......3. Os Portugueses acham-se donos da Língua Portuguesa. Ledo engano. A Língua é propriedade coletiva dos falantes natos. Não há donos... Portugal será sempre o espaço em que foi gestada e desenvolvida esta magistral, meiga e gentil Língua Portuguesa.
.......Será que Pessoa tem razão ao dizer que os portugueses descobriram o mundo e ficaram sem ter o que fazer? Ou é apenas uma genial provocação do grande mestre? Certamente é apenas uma provocação.
.......No Brasil, o Acordo Ortográfico já é uma realidade concreta. Portugal quer ficar sozinho? Não acredito. Depois da tempestade vem a bonança, diziam nossos maiores.
.......O Brasil tem 195 milhões de habitantes; Portugal tem 10 milhões. Somos apenas 5%, em termos demográficos. Repito, Portugal nunca quis e nunca há de querer ficar sozinho. Ninguém quer.
.......Portugal espalhou a sua língua pelos quatro cantos do mundo. Não vai agora querer se marginalizar, em relação aos outros países lusófono, na questão ortográfica.
.......Repetimos: O Novo Acordo Ortográfico altera apenas a escrita de não mais de 1% das palavras de nosso dicionário.
.......Dizem alguns, mal informados, que estamos adotando o modo de falar do Brasil. Ledo engano. Ortografia rege o modo de grafar as palavras. Só isto. Não interfere no modo de falar.
.......Assim sendo, o Português do Brasil continua o mesmo Português do Brasil e o Português de Portugal continua o de Portugal, como o Português do Alentejo e o das Beiras, etc, continuam o mesmo. Também assim o Português de Angola, Moçambique, etc, cada região continuará convivendo com as variantes linguísticas próprias que marcam as especificidades locais, sempre enriquecedoras.
.......O resto é apenas desconhecimento da dinâmica da linguagem humana.

Nenhum comentário: