sábado, 15 de agosto de 2009

Acordo IX

ACORDO ORTOGRÁFICO
UMA CONQUISTA DA LUSOFONIA

IX - CIZÂNIA NA LUSOFONIA
OU NOVA POLÍTICA DO IDIOMA?

.......1. Caso Portugal acabe não aderindo ao Acordo Ortográfico, ao qual se comprometeu, as consequências são muito graves. Criar-se-á cizânia na lusofonia. Os demais países lusófonos terão de optar entre seguir a ortografia “do Brasil”, um país continental, que adotou um modelo moderno, ágil, versátil, ou a “de Portugal”, um país pequeno, em termos demográficos e territoriais, com um modelo ultrapassado e “provinciano” de ortografia.
Situação altamente constrangedora.
.......Acredito que, ocorrendo a hipótese aventada, Angola e Moçambique seguirão o modelo “do Brasil”.Não vejo outro caminho.

.......2. A questão seria irreversível, pela situação criada. Portugal ficaria isolado e livre, (quem sabe?!) para se unir a outro país, como alguns tramam e negam, (peço desculpas pela provocação atrevida) e acabar de vez com a soberania da primeira nação dos tempos modernos, e quase 850 anos de independência e escravizar seu povo ao poder despótico estrangeiro. Quem quer assumir o patricídio?

.......
3. Senhores meus, Portugal e Espanha vivem muito bem, cada um de seu lado, em convívio fraterno. É bom parar de brincar. Cooperação mas não submissão, que já não seria convívio fraterno mas subalterno e tutelado. Mas cautela, a Espanha é matreira e historicamente foi traiçoeira. Todos sabem disso.
.......A presumida união do Norte de Portugal com a Galiza é jogo de conceitos. É armadilha. O que querem é a união do Norte de Portugal com a Galiza, sob a bandeira da Espanha e não a união da Galiza com Portugal, sob a bandeira de Portugal. Querem fatiar Portugal? Cai na armadilha quem quer.
.......Isto parece história da carochinha. Não dá para acreditar que o Norte de Portugal está caindo em tão clara esparrela. Como se pode iludir um povo assim?
.......Portugal nunca quis anexar a Galiza, porque quereria agora? Mas a Espanha sempre quis anexar Portugal. Será que alguém quer entregar o país de bandeja? (Preço: 30dinheiros?!)
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
.......Vamos continuar vivendo fraternalmente, mas a Portugal o que é de Portugal e à Espanha o que é da Espanha. Nada de concessões.
.......Alguém quer rasgar a bandeira das cinco quinas, com tudo o que ela representa na humanidade? Seria crime de lesa-humanidade.
....... Quanto a Galiza fazer parte da Lusofonia, como observador, por hora, acho que há de se concordar.

.......3. Certos “quinta coluna” conseguiram alguns dos seus intentos que vêm sorrateiramente arquitetando, por nebulosas estratégias, e vão constrangendo e “convencendo” os incautos. Qual é a sua estratégia?
.......É muita irresponsabilidade. Que dizer dos inocentes úteis? Onde está a responsabilidade cívica e social? Alguns estão acomodados, “em cima do muro”. Não é mais possível.
.......Que todos tomem posição clara e sem senões. Respeitemos a História para merecermos respeito.

.......Esta polêmica abre caminho para uma política do idioma mais consistente, eficiente e agressiva, que não seja apenas um sumidouro de dinheiro público, sem chegar a nada
.

Nenhum comentário: