terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CARMEN MIRANDA
No Panteão da Lusofonia

José Jorge Peralta

Carmen Miranda foi no Brasil, até hoje, a maior cantora de todos os tempos. Deixou uma longa série de obras-primas de nossa música popular que, até hoje, estão no ouvido, no coração e na boca do povo, tais como: Aquarela do Brasil; Balance; Tico Tico no Fubá; Adeus Batucada; Isto é lá com Santo Antônio; Chegou a Hora da Fogueira; Cachorro Vira lata; Camisa Listada, Na baixada do sapateiro; O que é que a Baiana tem; Voltei pro Morro; Mamãe eu quero; Tai; Tabuleiro da Baiana; Alô, Alô; etc.(veja Aquarela do Brasil no You Tube). Gravou 281 músicas.

Carmen Miranda ensinou os brasileiros a mostrar suas marcas de identidade. Formatou a brasilidade que levou pelo mundo a fora com aquele orgulho matreiro que o caracteriza, aquela alegria contagiante que faz inveja a todos. Ela criou a marca Brasil, mostrando ao mundo: uma marca de beleza, de alegria, de versatilidade e de descontração.

Carmen Miranda foi uma grande intérprete da alma brasileira, ao lado de Gilberto Freire, Sérgio Buarque de Holanda, e de outros. A diferença é que a Carmen Miranda tocou em todas as ruas, praças e salões deste país e por todo o globo, no rádio e na TV, no campo e na cidade, repetida até hoje, na voz do povo, por anos e anos a fio, noite dia. A voz dela se ouvia, por toda a parte, de sol a sol ininterruptamente. Assim foi cinzelando a alma do povo.

2. Carmen Miranda produziu e propagou a grande imagem da alegria e da cordialidade brasileira. Ela é a Rainha do Brasil, no subconsciente do povo. Ela é espelho estilizado do seu povo, que se mirava em suas canções e em sua alegria e gestualidade espontâneas.
Mas, acima de tudo, foi uma grande artista e uma grande pessoa humana muito bonita e cativante.

O lado humano de Carmen Miranda é pouco estudado: Este lado manifesta-se em suas opções e em sua visão e extraordinária coragem e dedicação. Foi uma mulher muito forte, arrojada e empreendedora. Foi uma líder nata. Foi também uma sofredora que soube superar os revezes da vida. Foi um ser humano de alma bela, generosa e de grande coração. Este é assunto para outra oportunidade

3. A produção de peças musicais de Carmen também foi fabulosa. De 1929 a 1939,
Carmen Miranda gravou 281 músicas. Segundo Ruy Castro, nenhuma cantora brasileira, até hoje, conseguiu alcançar essa marca ou chegar perto.

Carmen Miranda foi a maior cantora brasileira de todos os tempos. Ela ensinou ao mundo e irradiou, por toda a parte, uma alegria congênita, espontânea, sem retoques nem rebuços. Carmen Miranda é Cidadã do Mundo.

4. De um espírito alegre, brejeiro e cativante de alto poder comunicativo e de uma natural sedução, por sua voz, por sua simplicidade, e pela alma que extravasa no seu canto, Carmen Miranda deixou uma marca muito forte no povo Brasileiro e também no povo Português e extravasou essa força pelo mundo que a venera.

Carmen Miranda descobriu e revelou o novo Brasil: descobriu a beleza e a força da alma brasileira. Descobriu uma nova fronteira e novos territórios do espírito brasileiro : a alegria, a esperança e a generosidade. Qual novo Bandeirante.
Depois de 53 (cincoenta e três) anos de sua morte, Carmen continua bem viva, na Memória do Povo.
Mais que uma grande pessoa, uma grande mulher, Carmen Miranda, hoje, é um mito imortal, com vida perene no subconsciente coletivo.

5. O Brasil prepara grandes eventos, durante 2009, para comemorar o 1º centenário do nascimento da cantora. Pelo mundo afora, e também em Portugal, as Instituições programam homenagens.
O Rio de Janeiro inaugurou ontem, dia 9/02/2009, uma estátua da artista, em tamanho natural, no MUSEU CARMEN MIRANDA.
A Portugal eu pergunto: Por que Carmen Miranda não ocupa ainda um espaço
no Panteão Nacional, na Santa Engrácia, ao lado de nossa Rainha do Fado, Amália Rodrigues? Alguém quer pensar nisto?
Ela faz parte do Panteão da Lusofonia que está sendo organizado no websítio: www.portaldalusofonia.com.br.

6. É bom notar que Carmen Miranda nasceu em Portugal, em Várzea da Ovelha,
Conselho de Marco de Carnavezes, Distrito do Porto, em 9 de fevereiro de 1909.
Em 1910 veio para o Rio de Janeiro – Brasil. É uma lusobrasileira de pleno direito, onde sempre realçou a sua brasilidade.
Foi sempre uma cidadã lusobrasileira de alma e coração: uma amante leal e incondicional do Brasil, uma cidadã do mundo. Foi uma das maiores brasileiras de todos os tempos, de alma e coração. Enfim, uma alma lusófona de primeira linha, uma cidadã da Lusofonia.
Carmen Miranda vive no subconsciente das pessoas de todo o mundo, como a mais bela imagem do Brasil por sua obra integral: uma deslumbrante imagem da VIDA.

7. Carmen deveria ser uma das figuras paradigmáticas da cultura luso-brasileira a ser divulgada em todas as escolas, nos elementos mais humanos para incentivo à auto-estima da juventude e da lusofonia.
Carmen Miranda é um dos símbolos mais exuberantes da lusofonia.
Ao lado do Pe. Antônio Vieira e de alguns outros, Carmen Miranda ajudou a consolidar, em alto nível, a grande aliança do Brasil com Portugal e com o mundo.

Nenhum comentário: