quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Acordo XI

ACORDO ORTOGRÁFICO
UMA CONQUISTA DA LUSOFONIA
XI – HOMENAGEM MERECIDA
AOS ARTICULADORES DO ACORDO ORTOGRÁFICO


1. Aproveito a oportunidade para algumas homenagens a grandes cultores da Língua e obreiros competentes nos trabalhos de elaboração do ACORDO ORTOGRÁFICO.
Permita-me o leitor, que faça uma pausa de homenagens:
Homenagem de honra ao mérito, com medalha de ouro para três grandes e dedicados lutadores do Acordo Ortográfico: os Professores Doutores Antônio Houaiss, João Malaca Casteleiro e Evanildo Bechara.

1 e 2. Os Profs. Evanildo Bechara e João Malaca Casteleiro, linguístas competentes e experientes, homenagem por sua luta constante e persistente em favor da implantação do Acordo Ortográfico. São homens que dedicaram toda a sua vida à Língua Portuguesa, com imenso carinho e dedicação em toda uma vida de pesquisas profícuas e alta produtividade. Sempre se dedicaram ao estudo e difusão da Língua Portuguesa, com competência e persistência. Honra lhes seja feita.

3. Homenagem Póstuma ao Prof. Dr. Antônio Houaiss, outro especialista da Língua Portuguesa. Por mais de 50 anos escreveu obras densas e quase antológicos sobre nossa língua, pela qual sempre manifestou profundo respeito e grande admiração.

4. Homenagem especial ao grande homem de cultura, e jornalista brasileiro, Barbosa Lima Sobrinho, que em 1958, publicou um livro magistral sobre “A Língua Portuguesa e a Unidade do Brasil”.

5. Na pessoa dos quatro, homenageamos os especialistas de Portugal e do Brasil que, convocados pela Academia Portuguesa de Ciências, e pela Academia Brasileira de Letras, deram seu contributo excepcional para acomodar e articular, num documento coerente, o ponto de vista de todos os países envolvidos, neste documento histórico, que abre novos horizontes, à nossa magnífica Língua Portuguesa: O Acordo possível, não ainda o Acordo ideal.

6. Homenagem muito especial devemos prestar a todos os especialistas da lingüística e da Língua Portuguesa, de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste. Cada um no seu espaço, todos cooperam com a grande obra de difusão da Língua Portuguesa, no mundo, e na implantação do Novo Acordo Ortográfico.
A todos tiramos o chapéu e os homenageamos com o nosso respeito e admiração.

Nenhum comentário: