sábado, 7 de fevereiro de 2009

Vieira, sinal de contradição

VIEIRA,
SINAL DE CONTRADIÇÃO

1
Reserva Moral

Vieira é uma das mais densas e ricas reservas morais dos povos de língua portuguesa. Legou-nos um patrimônio descomunal.
Foi um homem de caráter, destemido e da mais alta e excelente qualidade. Poucos países têm, na obra de um só homem tão grande patrimônio imaterial, mas de valor incalculável. Diz D. Fernando Alexandre Lobo:
“nenhum povo possuiu jamais, nas obras de um só homem, tão rico e tão escolhido tesouro da sua língua própria, como nós possuímos nas destes notável jesuíta”.


2
Nunca Foi Refém

Por ser tão grande, precisava ser ousado e livre. Nunca foi refém de nada de errado que pudesse comprometê-lo socialmente. Nunca deu argumentos aos inimigos para condená-lo ou humilhá-lo.
Nunca quis contentar aos gregos e troianos. Nunca agiu com ambiguidades. Nunca acendeu uma vela a Deus e outra para o Diabo. Foi sempre leal e sincero. Diante de sua consciência, o sim foi sempre sim e o não, sempre não.


3
Infâmia e Conspiração

Apenas com infâmias e conspirações anônimas o denunciaram. Apenas com jogo de falsidades, sem ouvir sua defesa e sem dar-lhe um advogado, ou livros para consulta. Só em tão frágeis condições e argumentos, os inquisitores o condenaram. Efetivamente o julgamento foi uma farsa, para atender ao ritual.
É que as razões alegadas não eram consistentes, a modalidade de denúncia não era revelada. Os que o julgaram eram seus desafetos pessoais... O julgamento foi nulo, viciado; Por isso, pelo Papa, em Roma, foi anulado.
A falsidade, as conspirações, os golpes ocultos e as calúnias que lançaram contra Vieira deixa perplexa qualquer pessoa de mediana consciência crítica; no entanto, ninguém diminuiu sua sabedoria. Ele foi muito maior que os seus algozes que, enfim, o tempo derrotou e a ele exaltou.

4
Sinal de Contradição

É deste Vieira, um homem ousado e um sinal de contradição, por ser fiel à Verdade, é deste Vieira que falamos neste espaço.
Quereis saber onde cabe e onde não cabe Vieira, esse homem de verdade?
Não cabe no reino da malandragem e da falcatrua e da injustiça;
Cabe glorioso e sempre bem-vindo, no Reino dos homens, no reino da justiça, da solidariedade, da generosidade e da paz e bem-estar; no reino da verdade.
Mas este Reino ainda não foi implantado de verdade, a não ser em pequenos enclaves da nossa Terra, às vezes em enclaves pessoais...
Mas vamos tratar este assunto por partes:

5
As marcas de um Herói


Por suas dimensões de caráter e competência; por sua generosidade e dedicação; por seu conhecimento e sabedoria; por sua versatilidade e multiplicidade de ação; por sua obra, suas cartas, seus Sermões incomparáveis; por sua coragem e ousadia ao dizer o que pensa e o que sente: por sua hombridade e moral elevada, por seu amor à sua pátria, à sua religião e à humanidade, Vieira Não Cabe em qualquer lugar:
- Não cabe em mentes mesquinhas, egoístas, corruptas, maldizentes, golpistas;
- Não cabe na mente de “pigmeus” da moralidade, de caráter apequenado;
- Também não cabe em instituições sórdidas: não coube nas masmorras da Inquisição, nem em suas salas de interrogatórios, nem na mente dos interrogadores;
- Não coube na corte de D. Pedro II (de Portugal).
Nesses lugares não há lugar para Vieira, não há lugar para gente do bem. Deles Vieira foi expulso e repelido, mas nunca os repeliu. Até porque sempre repeliu a mentira mas não o mentiroso.


6
Lugares onde Vieira se dá bem


Vieira coube muito bem em pequenas igrejas da Selva Amazônica Brasileira; do Sertão da Bahia; em magníficas catedrais, na intenção e no coração daquela gente;
- Coube na corte de D. João IV, na Catedral de Lisboa e tantas outras grandes e pequenas igrejas onde pregou;
- Coube em frágeis canoas pelos grandes e pequenos rios da Amazônia e em pequenas cabanas de folha de palmeira onde pernoitava, e nas dos índios que visitava;
- Coube muito bem e encheu as igrejas de Salvador, na Bahia onde pregou e até na Quinta do Tanque onde viveu os últimos anos, estudando, escrevendo, convivendo e meditando;
- Coube muito bem e encheu a Basílica de São Pedro, em Roma, e em todas as igrejas de Roma onde pregou. Extasiou a capital do mundo com seu saber, sabedoria e ousadia evangélica. Em toda pompa e grandeza da Cidade Eterna, Vieira era a imagem de Cristo pregando o límpido Sermão da Montanha, nas colinas da Judéia.
Vieira coube no coração e na mente de toda a gente leal e sincera, dos mais requintados intelectuais e autoridades civis e religiosas, às pessoas mais simples e discretas. Para Vieira todas as pessoas são iguais em dignidade por seus méritos pessoais, independente das classes sociais.
Vieira, no púlpito era deslumbrante, por sua profundidade, simplicidade e veemência.


7
Mesquinhez e Revanche


Vieira não coube no coração e na mente de alguns de seus confrades da Companhia e de outras Ordens, por inveja à sua capacidade de pensar, agir, transformar, agradar e até afrontar os vícios e mesquinhezas humanas, sem temer revanche. E a revanche lhe caiu por cima, em forma covarde de perseguições, injúrias e difamações. Os répteis rastejam e assim atacam e ferem. Ele sofreu, reagiu mas não se acovardou. Mais tarde se vingaram. Os que ele denominava “estrangeiros” apenas o perseguiam covardemente, nas sombras.
Vieira não coube no coração, nem na mente muito pequena, mesquinha de alguns ministros e até de alguns governadores, que queriam escondidas suas omissões e falcatruas;
Também não coube no coração e na mente de muitos colonos e líderes populares que queriam escravizar os índios. A todos teve que afrontar com a veemência dos profetas, dizendo “não te é lícito...”. Por isso sofreu a reação da turba indignada.
Não é a dimensão física ou econômica, mas a dimensão moral que nos diz onde Vieira cabe ou não cabe. Pode não caber num Palácio Real e caber numa Pequena Igreja Coberta de Palha no meio da floresta.


8
Vingadores Arrogantes


Mesmo perseguido, caluniado e no meio de conspiradores, Vieira nunca foi refém de vingadores ou de maus caráter, de gente arrogante e às vezes ignorante. Até porque Vieira sempre teve amigos que o apoiavam. Ele apenas trocava o Evangelho em miúdos.


9
A Sorte dos Profetas


Os Arautos da Paz sempre foram maltratados por alguns e amados pela maioria, desde a antiguidade. Os profetas sempre foram injuriados. Por não menos que isso, o fundador do Cristianismo morreu crucificado, no lenho infame, pendurado entre dois ladrões.
Vieira quatrocentos anos depois, ainda não cabe na mente de algumas pessoas mal informadas que não aprenderam a fazer a crítica dos documentos que vão consultar nas bibliotecas. Elas repetem, de geração em geração, informações falsas, truncadas, injuriosas e caluniosas, ferindo uma pessoa da mais alta estirpe intelectual, generosa, atuante e dedicada, que viveu para fazer o bem e que só por isso foi, por alguns, maltratado, sem se acovardar e sem se calar.
Tudo isto se encontra nas bibliotecas, assinado por pessoas mal-intencionadas que queriam denegrir o seu nome. Em história, documento, um sim, não é sinal de critério de verdade... embora seja lógico, alguns estudiosos de Vieira não estudaram os critérios de historicidade de um documento. Isto lhes fica muito mal...


10
Arrogância de certos Intelectuais


Muitos ante-projetos de intelectuais, ainda principiantes, se arrojam conhecimento e coragem para julgar, desdenhar e condenar um homem do porte intelectual de Vieira, um dos mais fortes engenhos intelectuais do séc. XVII. Tais pessoas às vezes parece que só lhes falta a toga de juízes da Inquisição!...
As pessoas que marcaram os grandes momentos da História sempre sofreram injúrias, calúnias e conspirações. Isto não é novidade. As perseguições que sofreu, fizeram Vieira ainda maior. Ele jamais se apequenou.
Mas, por outro lado, Vieira é hoje reconhecido, nos fóruns de todo o globo, como um dos maiores gênios da humanidade, um homem benemérito e bem-aventurado, um homem que lutou pelos grandes valores humanos: pela liberdade responsável, pela justiça e pela solidariedade. Vieira é um paradigma de ousadia e dignidade. Vieira, hoje, é contado entre os 100 maiores gênios da humanidade.
Enfim, o Papa Bento XVI foi vetado para discursar na Universidade Sapienza, de Roma. Lá mesmo dedicaram uma semana de estudos a Vieira.


11
Monumento Místico


Vieira tem um monumento místico imenso, na Praça da Paz Celestial, no Paraíso, num espaço muito especial da corte celeste, onde se homenageiam os grandes heróis da fé e benfeitores da humanidade. Aqueles que mais talentos receberam ao nascer e que souberam multiplicar para o bem-estar de todos os humanos para a glória do Pai:
Por isto nós tiramos o chapéu a Vieira, herói da humanidade, e a todos que, como ele, honram a espécie humana e a fé cristã, antes e após Cristo.

12
Concluindo


Diz o P. André de Barros que “Vieira tem o coração maior que o mundo”. De fato assim é. No seu coração cabiam todas as pessoas de bem ou que poderiam vir a ser. Para ele, como para muitos (os templários, por exemplo), cristãos, judeus e islâmicos têm o mesmo Deus.
A todos procurava mostrar a força do Evangelho cristão e do cristianismo. No entanto os mesquinhos e malfeitores o rejeitavam e com ele não dialogavam. O que queriam era condená-lo. Era gente moralmente “pigmeu”.

LR

Nenhum comentário: