terça-feira, 6 de outubro de 2009

DIGNIDADE DO MUNDO RURAL
E O MUNDO URBANO


5. INTERCOMPLEMENTARIDADE “CIDADE/CAMPO”

.......Precisamos, urgentemente recuperar a consciência desta equação, tanto no campo, como na cidade, antes de chegarmos a um estágio irreversível, extremamente danoso para a humanidade.
.......Nas Leis de zoneamento e nos Planos Diretores das Cidades, precisam ser reservados espaços, como zonas rurais, os chamados cinturões verdes... Não se pode levantar grandes complexos de moradias por toda a parte.
.......O êxodo rural no país é tão sério, que hoje o país é dependente do estrangeiro. Oitenta por cento (80%) dos cereais que se consome, em Portugal, são importados. Que fiasco de política é esta?!


.......Os formadores de opinião, professores, advogados, jornalistas e todos os que pensam o seu mundo e divulgam suas ideias, precisam se debruçar sobre esta questão da interação do meio rural e do urbano.


.......A agricultura vem há anos sendo desativada por promessas irresponsáveis e desatinadas. O povo foi convencido de que a agricultura é para atrasados.
.......Para muitos, convencidos “por uma campanha sórdida contra a agricultura familiar, este é um assunto anacrônico(?!) Dizem estes: recuperar a agricultura familiar é tema medieval, talvez jurássico. Para eles só vale a agricultura de escala, que certamente deve também ser incrementada.
.......Acabar com a agricultura familiar é fazer o povo dependente de “esmolas”, tirando-lhe a autossuficiência. No entanto, o povo não precisa de esmola e sabe se cuidar. Precisa apenas que o respeitem. Vale o ditado oriental:
......."Melhor do que dar um peixe, a quem tem fome, é dar-lhe uma vara com anzol e ensiná-lo a pescar". Se deres um peixe, amanhã pede mais; criaste um pedinte ou dependente. Se ele aprender a pescar terá peixe a vida inteira; será livre.
[CONTINUA]




JPeralta

Nenhum comentário: