quarta-feira, 14 de outubro de 2009

LUGAR DA NATUREZA
NOS PLANOS DIRETORES DAS CIDADES

J. Peralta


.......O Plano Diretor das cidades brasileiras deveria, obrigatoriamente, preservar uma parte significativa do seu cinturão verde, como fazem muitas cidades na Europa.
.......Isto preservaria a natureza e o meio ambiente. Ajudar a preservar o verde deveria fazer parte do projeto de vida das pessoas.

.......Fala-se muito em meio ambiente, mas faz-se muito pouco, na prática.
.......Alguns pensam que a luta pelo meio ambiente é de nosso tempo. Mas é hoje que a natureza vai sendo expulsa do convívio humano.
.......Onde estão, nos projetos urbanos atuais, os grandes espaços de preservação como a “Floresta da Tijuca”, no Rio de Janeiro, dos tempos de D. Pedro I e José Bonifácio? Ou então as “Florestas de Monsanto” de Lisboa, da mesma época? Onde estão os Ibirapueras? Etc, etc? Muito pouco é feito na questão ambiental e saúde pública. As áreas verdes estão rareando, por incúria dos governos.

.......As cidades vão sendo, sistematicamente impermeabilizadas. As tragédias da estação das chuvas são a resposta da natureza encurralada... A cidade paga um preço altíssimo por seus erros.
.......A poluição do solo, das águas e do ar é outra consequência do desatino urbano inconsciente.
.......Precisamos priorizar a natureza e a saúde pública nos novos empreendimentos fabris e imobiliários. Ganho com prejuízo da natureza é prejuízo...

.......Em todo o espaço ou fração, com previsão para mais de 80.000 (oitenta mil) habitantes, deveria haver um parque público disponível e organizado para dar mais bem-estar à população. O próprio governo deveria pagar por esse espaço, em condições aceitáveis.
.......Precisamos levar o planejamento urbano a sério, para garantir, à população, mais saúde e bem-estar.
.......A questão das mudanças climáticas e saúde pública passa por questões simples como esta: a reserva de áreas verdes para a agricultura familiar, no entorno de todas as cidades, gravada no seu Plano Diretor.
.......Leia mais:

Nenhum comentário: