quarta-feira, 14 de outubro de 2009

UM INTELECTUAL URBANO
NO MEIO RURAL

.......1. Visão Plural do Mundo e da Vida
.......Pode parecer estranho, um intelectual, fundamentalmente dedicado ao mundo das ciências da linguagem, vir a este espaço tratar de assuntos de Agricultura Familiar e Doméstica e da recuperação do prestígio do Meio Rural.

.......Eu mesmo me surpreendi, ao me enfronhar, nestes assuntos, que considero entre as ações vitais à preservação do Planeta e da espécie humana e de todas as formas de vida que nos rodeiam e nos dão suporte.
.......Muitas das pessoas citadinas ressentem-se da falta de temas que os levem à natureza real... Ficam quase só em estudos livrescos, bem aconchegados em sua sala de trabalho. Mas a natureza é um livro aberto que muito ensina a quem quer aprender. Mediar também é vivenciar...

.......Justifico minha ousadia, com a conhecida frase de um sábio escritor de Roma antiga, Terêncio:
..............Sou humano, e nada do que é humano me é estranho
.......Objetivamente, eu sou, antes de tudo, um pensador. Isto diz tudo: Não tenho limites a não ser de minhas incompetências, que tento superar.
.......Um grande escritor, Tomás de Aquino, diz:
..............Temo o homem que leu um só livro”.
.......Eu temo o homem fechado num só tema, numa só especialização, num só livro.
..............Timeo homo unius libri”.

.......Sou plural como a natureza... Vou articulando e gerenciando o mundo dos meus conhecimentos dentro dos enfoques, em que me sinto competente, pelo saber e pela vivência.
.......Meu projeto de vida intelectual é focado: na autoconsciência das pessoas em sua multiplicidade; na busca de competências transformadoras; na busca da prosperidade solidária e na busca de resultados.
.......É assim que posso abordar articulações e paradoxos.
.......Sigo o conselho de Pessoa:
..............Põe quanto és, no mínimo que fazes.
..............Assim, em cada lago,
..............a lua toda brilha, porque alta vive


.......2. A Casa do Intelectual é o Mundo Espalmado
.......Sempre vivi cercado pela produção agrícola, em chácaras próprias e no quintal que sempre cultivei, com alguma produção para a família e para as aves, que nos retribuem, com seu festival canoro e com sua beleza e liberdade.

.......Em algum momento, ainda publicarei aqui algumas fotos da “agricultura” doméstica que ainda cultivo. Ainda tenho um pé no campo, vivendo integrado num mundo urbano...
.......Com essa reportagem fotográfica, encerrarei, por agora, minhas incursões neste tema vital da humanidade, onde, aliás, não me sinto estrangeiro.

.......Na cátedra universitária, como na biblioteca, entre livros, ou escrevendo em minha mesa de trabalho, como observando e regando a horta, ou em conversas informais, sinto-me sempre em casa.
.......A casa do intelectual não tem portas, nem janelas, nem paredes nem telhado. .......Sua casa é o mundo, seu telhado é o céu estrelado ou ensolarado.
.......O meu intento é chamar a atenção dos formadores de opinião da sociedade, para esse outro lado essencial da vida, por muitos esquecido, que é o mundo rural.
.......A produção de alimentos é um outro modo de vida das pessoas, que forma o equilíbrio cidade-campo ou mundo ruralmundo urbano. Uma dicotomia intercomplementar, num mundo dinâmico e complexo.
.......Sou de opinião que toda a atividade humana digna, seja no setor primário, secundário ou terciário deve ser prestigiada.

.......3. Harmonização e Intercomplementaridade: Urbano-Rural
.......Com o desprestígio do mundo rural, por políticas públicas míopes e discriminatórias, a sociedade se desequilibra. Gera precariedades de toda a ordem, que aí se manifestam.
.......Precisamos conceber a dicotomia RURAL-URBANO, como inter-complementar, como é inter-complementar a visão e a perspectiva LOCAL-UNIVERSAL.

.......Os habitantes do mundo urbano precisam despertar para a dimensão vital do mundo rural, de onde procedem as raízes genéticas da maioria da população urbana do mundo. Nunca podemos negar nossas raízes genéticas, quer biológicas, quer culturais.
.......Nossas raízes telúricas geram uma nova nobreza, de uma espécie repleta de energia, porque pode ser mais autêntica. A mais duradoura nobreza humana é a que lhe vem do amor e cuidados com a terra mãe.

Nenhum comentário: