BICICLETA – VEÍCULO ECOLÓGICO
José Jorge Peralta
1. Até 60 anos atrás, até o início da década de 1950, a bicicleta era o meio de transporte mais versátil e mais utilizado no mundo, para transporte individual. A bicicleta não tinha concorrente, nesta faixa da sociedade.
A partir daí, começamos a entrar na era do veículo a motor, o automóvel. Este, um veículo poluidor; aquela, um veículo ecológico.
O automóvel foi subindo na preferência de quem podia comprá-lo, até se transformar no rei do transporte pessoal e familiar.
No entanto, o carro nunca conseguiu excluir totalmente a versátil, ecológica e econômica bicicleta que, além de tudo, é um veículo saudável e revitalizante das energias do ciclista.
Em alguns estratos sociais, na Europa como na Ásia, a bicicleta ocupa um lugar de destaque. Copenhague, a Capital da Dinamarca, cidade com aproximadamente 1.200.000 habitantes circulam mais de 01 milhão de bicicletas, diariamente.
Em São Paulo, Brasil, cuja região metropolitana tem mais de 20 milhões de habitantes, rodam apenas 400 mil bicicletas, diariamente, em meio a frequentes perigos de atropelamentos.
Automóveis rodam, aproximadamente, 12 milhões diariamente.
Aqui há poucas ciclovias. Os ciclistas precisam se esgueirar por entre os automóveis, motos e caminhões.
Andar de bicicleta, para muitos, é uma questão de opção cidadã. A cidade ainda não está preparada para esta opção , que, para muitos , é uma necessidade, pode ser um transporte mais barato e versátil.
Em São Paulo – Metrópole, 214 mil bicicletas são usadas para ir ao trabalho. Outros usam-na para o entretenimento ou para pequenos serviços perto da residência.
2. Hoje, São Paulo chora pela morte de um dos seus ciclistas por opção.
Morreu, atropelado um ciclista experiente, com quase 70 anos de idade. Era um empresário e alto executivo de uma grande empresa e acionista da mesma, Antônio Bertolucci. Foi atropelado por um ônibus. É um dos aproximadamente 50 ciclistas que morrem anualmente, em São Paulo.
Ao registrar, pesarosamente mais esta tragédia da magna metrópole, apelamos para que as autoridades providenciem espaços livres para as bicicletas. Que estimulem esse veículo em vez de o desestimular.
O nosso mundo sedentário, precisa da bicicleta, como de um complemento saudável.
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