quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O DISCURSO DA INSENSATEZ
Uma “atriz” esparrama suas Ignorâncias

J. Jorge Peralta


.Comentário a propósito de um vídeo divulgado pela GNT, onde
a atriz Maitê Proença faz piadinhas zombeteiras das coisas de
Portugal e de seus costumes, expondo a própria ignorância e
destruindo a própria reputação, enquanto injuria indignamente
todo o povo com atitudes infames.


1. Maledicências Infames de uma “atriz”

.......A “atriz” excedeu-se numa estupidez execrável...Vexame monumental! é como pode ser classificado o vídeo...
.......Parece programa trash... Repugnante!!
.......A atriz foi se ridicularizar em Portugal, expondo sua desinteligência patética.
.......É o cúmulo da ignorância que expõe a falta de credibilidade de qualquer aventureiro... Não entendo como um canal de TV admite uma COISA dessas. É baixaria! É vergonhoso também.
.......A TV não tem direito de levar, aos lares, “qualquer” descompostura panfletária, injuriosa, ou infame... sem arranhar sua credibilidade...
.......As agressões da “atriz” são tão baixas e infames que mais parece briga de “cortiço”, em lugar errado. Ou parece briga de adolescente em escola de periferia, em algum grotão de miséria.
.......Enfim foi uma série orquestrada de insultos gratuitos que apenas revelam o mau nível dos promotores do degradante espetáculo.
.......Toda aquela zombaria hilariante e estúpida, em meio a gargalhadas insanas e insensatas das jovens coadjuvantes, pensando talvez que, do outro lado da TV, todos compartilham tanta ignorância, infâmia e falta de educação, que elas expuseram em público. Foi uma descompostura geral.
.......Parece TV Baixaria! Quem imbecilizou mais? Foi a atriz carente, foi a GNT ou foram as deslumbradas adolescentes coadjuvantes?!
.......A atriz despiu a máscara, com a lógica da exclusão: ou eu ou o outro: não há lugar para nós dois. Pôs-se fora. Despojou-se de seu verniz de cultura precária e exibicionista.
.......Não se zomba, assim de um país, impunemente; se é que as pessoas têm brio (!!).
.......Não se zomba assim, nem de um bairro de periferia...
.......“O respeito fica bem até num cão”, diz o povo.
.......Onde estão os nossos juristas?! E os nossos políticos, com senso do dever?!Também a TV deve ser arguida sobre os motivos de levar ao ar um programa tão azarado, e contrário à boa convivência. É armação?!Que armação? Quais objetivos?
.......Isto é tão sem sentido que chega a ter rastos de conspiração.

2. O Cúmulo da Desfaçatez e da Mesquinhez

.......Depois daquele cuspe asqueroso, num monumento histórico, tombado pela UNESCO, a “atriz” deveria ser declarada persona non grata, em Portugal, pelos próprios brasileiros, e não só pelos portugueses. Talvez em toda Europa e até no Brasil...

.......Ela bem merece que lhe cuspam na cara, retribuindo a gentileza. Sorte dela que ainda há pessoas com educação. Ela desonrou também os brasileiros. Afinal ela só “cuspiu” um amontoado de asneiras durante todo o amargo programa...
.......Não se fazem piada, nem de alto, nem de baixo nível, de coisas sérias.

.......O programa em que ocorreu a descompostura da “atriz” mais parecia um ambiente de drogados descontrolados, em conversa de “pulgueiro” ou decadente botequim.
.......Imagino que essa mulher foi a Portugal para se vingar de alguém... Escolheu o lugar inadequado para vinganças. A vingança saiu-lhe pela culatra... Ainda bem!...

.......A única atitude digna da apresentadora, naqueles espaços, seria de veneração... Deveria beijar aquele chão, ou silenciar. Mas seria atitude de gente inteligente... Talvez ela não tenha tal competência (?!) Brincadeira?! Nem bêbado brinca com questões deste quilate e neste nível degradante.
.......A maioria dos brasileiros chega a Portugal com atitude de veneração e respeito.
.......Um país merece respeito.
.......A verdade é que um sonho de inúmeros brasileiros, um grande objeto de desejo em sua vida, é visitar Portugal, a santa Terrinha, como se diz graciosamente e com carinho...
.......No altar de nossos ancestrais só poderemos depositar rosas mimosas e uma prece ao Todo Poderoso.


3. Invasão de Milhões de Lares, com Grosserias

.......A credibilidade da “atriz” foi a zero. Não se aproveitou nada, nada de tudo quanto disse e fez a apresentadora neste programa. Foi degradante para a “atriz” e para a TV.
.......A GNT patrocinou e deu eco à injúria. É corresponsável por conivência ativa.
.......Foi o típico discurso da discórdia e da insensatez.
.......A “atriz” conseguiu um palanque e holofotes e teve seus minutos de “glória” insana, com sinais de irreversível decadência discriminatória. Merece o Troféu Cara-de-pau e talvez o Troféu Jararaca.
.......Chegou ao fundo do poço de onde não há retorno?! Seu atrevimento foi longe demais. É difícil ver tanta grosseria, mesquinhez e estupidez num pequeno vídeo.

.......Como pode, um discurso tão repugnante, entrar pela sala a dentro de tantos milhões de pessoas?! Sem pedir licença e sem se desculpar?!
.......Quem responde pela descompostura e pela agressão a tantos lares?! E ao país?!
.......
.......A néscia atriz fez o caminho inverso dos verdadeiros amantes.
.......Há uma Bibliografia riquíssima de testemunhos grandiosos de amadores e admiradores ilustres, que visitaram Portugal, com outro olhar.
.......Cito apenas dois: o americano, luso-descendente, John dos Passos: “Portugal”; e o ítalo-descendente, Mário Graciotti: “PORTUGAL”. Há dezenas de grandes obras deste gênero, para quem quiser saber mais. Não se ama o que não se conhece.
.......
.......Minha cara,
.......você precisa reordenar, reciclar e gerenciar seus conhecimentos, que estão na tábula rasa, sem registros válidos... Sua encenação é de humor negro; não tem bom senso; é pura grosseria.

.......Para pessoas que se excedem na injúria, zombaria e grosseria há penas previstas em Lei!
.......Pedido de desculpas não cabe. Não basta. Precisa ser pena exemplar.
.......Ela invadiu milhões de lares incautos, do mundo todo, e agora não pode se retirar sorrateira, pela porta dos fundos da casa.
.......Há contas a acertar, para que nunca mais se repita tão acintosa e mesquinha manifestação pública, contra a nação a que deve o máximo respeito.

4. Desculpas, Não: Ressarcimento
.......No dia 12 de outubro, a atriz divulgou outro vídeo, (You Tube), tentando explicar o inexplicável Foi ridícula a sua postura. Nível Zero. Entrou em areia movediça.
.......Este não é um país de otários que cai em conversa furada. O pedido de desculpas não está à altura de sanar a baixaria. Desculpou-se com aleivosias, simulando ter razão....
.......Sinceramente, a atriz não aprendeu nada dos seus avôs. Sua arrogância e suas limitações não deixou.
.......Ela zombou da cultura e da história de um povo. Isto não pode ficar impune.
.......A maledicência zombeteira é como penas de galinha jogadas ao vento: vão de boca em boca, por toda a parte. Ninguém mais consegue recolhê-las.
.......O mal está feito, para sempre, nos ouvidos dos incautos. Os autores não podem ficar impunes.
.......Fizesse isso, em outros países, como por exemplo Israel, e ela logo seria presa e processada.
.......Nenhum país do mundo deixaria barato. Ela é insignificante, mas o país não é. Pior: deram-lhe platéia de milhões de atentos ouvintes desprevenidos...
.......Por um livro “Versos Satânicos”, um escritor foi condenado à morte, por "ofensas" ao islamismo... O que a atriz fez é tão escancarado, violento e boçal que supera de longe as possíveis ofensas dos “Versos Satânicos”. São gestos satânicos.

.......Nota Confidencial: (Deixo de a registrar, para não desviar o assunto, do momento).
.......A questão deve ser tratada nos Parâmetros da Legislação Internacional e da Legislação Brasileira. Suponho que, aqui, é crime inafiançável – A conferir.
(S. Paulo, 12/10/2009)

.......Só no You Tube. há milhares de protestos a serem levados em conta. Leia-os.

.......Nota:
.......1. O vídeo de "explicações" está disponível no (You Tube).
.......2.Corre um abaixo assinado à Assembléia da República para declarar Maitê Proença persona non grata, em Portugal
< www.peticaopublica.com/peticaoVer.aspx?pi=Fred# >

Nenhum comentário: