quarta-feira, 14 de outubro de 2009

RECUPERAR O PRESTÍGIO DO MUNDO RURAL


JPeralta



.......1. Hoje já há um novo despertar na sociedade. Apesar do descaso das autoridades, o povo vai abrindo caminho e mostrando do que é capaz.
.......Com o mínimo de prestígio, de que ainda carece, a agricultura familiar pode incorporar milhões de pessoas, hoje marginalizadas e espoliadas em seus direitos mínimos.

.......Está na hora de os governos, em nível Federal, Estadual e Municipal, incrementarem políticas públicas que dêem suporte para a expansão da agricultura familiar e lhe dêem, efetivamente, status de cidadania e prestígio, no contexto de todas as cadeias produtivas, que mantêm e impulsionam as sociedades, efetivamente modernas, sem as falhas e as discrepâncias gritantes de nosso tempo, ainda desequilibrado.
.......A agricultura de escala - o agronegócio, não precisa de ajuda; apenas precisa não ser atrapalhado pelos inquilinos dos Palácios do Governos...


.......2. A luta contra a fome, a pobreza, a miséria e as desigualdades sociais passa pela recuperação da agricultura familiar. Sem esta, tudo não passa de jogo armado, que serve de palanques às “autoridades” que, se servem do povo em vez de o servirem.
.......Mas a volta do prestígio à agricultura familiar, sem paternalismos espúrios, passa pelo acesso à cultura de toda essa gente, e no acesso ao lazer saudável.
.......Em cada escola do Meio Rural, ou em Cidades do Interior, deveria haver uma biblioteca especializada em notícias e temas rurais.
.......Os professores que trabalham no Interior deveriam se despertados para a importância sócio-econômica das atividades agrícolas. A escola não pode ser o caminho sórdido de esvaziamento da agricultura familiar.
.......Neste caso, o SERTA talvez possa ajudar:
.......<
www.serta.org.br >
.......Aguarde notícias sobre este grupo em:
.......<
www.tribunatropical.blogspot.com/serta >

.......3. Uma das grandes questões de nosso tempo, como a questão das mudanças climáticas, passa por soluções simples, tais como a recuperação da agricultura familiar ou de pequeno e médio porte.
.......Leia mais: <
www.tribunatropical.blogspot.com >
.......Acesse também:<
www.blogactionday.org >


Nenhum comentário: