sexta-feira, 12 de junho de 2009

PORTUGAL PELO MUNDO MULTIPLICADO

3. PORTUGAL PELO MUNDO MULTIPLICADO


1. O Portugal real vive vibrante no BRASIL, a obra máxima dos portugueses, em todos os tempos, embora muitos não saibam disso. Gilberto Freire fala do Brasil, o Mundo que o Português criou.
Muitos nem imaginam a grandiosidade da obra dos portugueses, neste país imenso, de 195 milhões de habitantes, onde, há séculos, eles deixaram marcas fantásticas, em todos os setores da vida social e econômica, espiritual, ecológica e territorial. Essa atuação múltipla está presente ainda, hoje, neste imenso território do Brasil, de Norte a Sul e de Leste a Oeste.
Os portugueses somaram forças solidários, com gente de toda a parte: espanhóis, ingleses, franceses, alemães, italianos, etc, etc, e com índios e negros, com quem criaram uma nação miscigenada, multirracial e pacífica.
Aqui os Portugueses construíram muitos PORTUGAL, numa nova e miscigenada articulação, com nova configuração. Fizeram obra de gigantes. O Brasil é uma criação inovadora, com identidade própria.
Camões, se tivesse vivido, teria escrito mais um grande poema épico.
O Brasil teve mais sorte do que os EUA. O Brasil tem as dimensões que Portugal lhe legou; os EUA precisaram negociar e conquistar terras alheias...

2. Os portugueses e seus descendentes têm atuação destacada e honrosa por todo o globo, onde deixaram e deixam ainda hoje, as marcas de sua ousadia, de sua criatividade, de sua estratégia empresarial, de sua força intelectual e de sua capacidade de realização, em todos os setores da vida.
Nesta tarefa insana, nem tudo são flores. Mas o país não tem nada do que deva se penitenciar, a não ser da traição de alguns faltos de visão estratégica e de ética.

Senhores, dêem um passeio mental por todo o globo. Olhem com olhos de ver. Estudem. Pesquisem. Conheçam a História. Ouçam o povo... sem complexos inúteis...;
Do Brasil vão para todos os Países da América Latina e Caribe. Passem pelos Estados Unidos, México e Canadá; vão até o Japão, China, Índia, Indonésia, Austrália e todos os países da Ásia e da Oceania;
Vão por toda a África, de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Voltem à sua Europa, à França, à Itália, a Malta, à Alemanha, etc, etc e vejam que por toda a parte estão marcas seculares honrosas dos portugueses e seus descendentes.
Tomás Moro, inglês, quando escreveu a sua célebre UTOPIA, colocou como personagem principal, um português. Isto terá algum significado?

3. Em toda a parte, ainda hoje, estão ativos os portugueses,
mostrando sua capacidade, sua competência e sua ousadia incansável. Serão somente os anteriores ao vinte e cinco? Não acredito.
Portugal, hoje tem gente genial, como sempre teve. Gente que faz o seu trabalho, apesar das condições adversas.
Onde está um português que trabalha, ama e se alegra, aí está PORTUGAL.
Portugal é um país multiplicado pelo mundo.
Efetivamente os imigrantes portugueses e seus filhos têm muito porque se honrar da terra em que nasceram e de seus pais que os criaram. Os Portugueses, por tradição, ainda provêm do mundo rural e alguns apenas são de poucas letras. São honrados, altivos e realizadores.

Nenhum comentário: