terça-feira, 1 de dezembro de 2009

sabiá 1

SABIÁ

Ave Símbolo do Brasil

J. Jorge Peralta


O Sabiá é uma ave do Brasil que vive também em outros países da América do Sul. Há diversas espécies de Sabiá: sabiá Laranjeira, ou de Peito Roxo, Sabiá de Peito Vermelho, Sabiá de Peito Amarelo, Sabiá Gruna, Sabiá da Terra, Sabiá Branco, etc.
Vamos tratar aqui do Sabiá Laranjeira.
Em 2002 foi declarado Ave Símbolo do Brasil.
Motivo: ser uma ave de grande popularidade, no país.
É uma ave que canta muito na estação da Primavera. Canta o ano inteiro. Seu canto é decantado por grandes poetas.
Ouçamos o grande poeta Gonçalves Dias que escreveu, em Coimbra:

“Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.”

São Paulo tem uma imensa quantidade de aves, de variadas espécies e de variados cantos. Algumas voam em bandos, como os periquitos. Andam por aqui também papagaios e tucanos, eventualmente. Todos belos e esbeltos. Para um europeu atento, isto é encantador...extraordinário... Mas essas belezas, pouca gente sabe observar...
A láurea de ave símbolo de São Paulo e do Brasil, coube ao Sabiá. Por aqui vivem e nidificam também em quantidade, o Beija-Flor, o João de Barro e tantas, tantas, mais.
O Sabiá Laranjeira, no ventre tem plumagem vermelho-ferrugem, levemente alaranjada.
No restante do corpo tem penas de cor parda. O bico é amarelo-escuro.
O Sabiá Laranjeira canta mais intensamente no alvorecer e no entardecer do dia. Eçle celebra o nascer do dia e agradece o dia que termina seu curso...O seu canto é muito apreciado; lembra o som de flauta.
Vive nas bordas das matas, nos pomares, em praças e quintais e ao redor das estradas, sempre perto de água. Convive muito bem nos meios urbanos e nos campos.
Faz ninhos em árvores, arbustos, palmeiras e até em xaxins de planta de jardins domésticos e também nos beirais das casas, perto de onde se movimentam as pessoas. O ninho tem forma de cuia, ou tigela.
Vive como casal estável, segundo consta.
O Sabiá alimenta-se de insetos, larvas, minhocas e frutas maduras: banana, mamão, laranja, abacate. Procura alimentos também pelo chão.
O sabiá canta, pousado nas palmeiras e em outras árvores, ou pelos beirais dos telhados e chaminés.
A partir destas informações, vou contar uma história acontecida em meu quintal: no jardim de inverno.

Nenhum comentário: