segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Politicamente Correto

PATRULHAMENTO IDEOLÓGICO

J. Jorge Peralta

1. ADoutrina do Politicamente Correto” tem compromissos precários e volúveis com a verdade, com a justiça, com a ética e com a convivência pacífica, com a diversidade cultural e com a igualdade de todos os cidadãos de um país e de mundo.

Pode ser um meio de forjar golpes contra opositores e tirar vantagens...

Mais do que ser politicamente correto, precisa ser eticamente correto e corresponder à verdade com respeito à dignidade humana das pessoas envolvidas. Precisa servir ao bem-estar comum e a prosperidade da nação. Mas isto nem sempre é levado em conta.

Esta pseudo-doutrina é de fato um veículo para alguns dominarem, amordaçarem e se vingarem de muitos.

É uma doutrina que, vinda do exterior, logo se espalhou, pela imprensa, pelas instituições políticas e jurídicas, cerceando inclusive o direito à defesa das pessoas. Tudo toma novas e mais graves dimensões, quando o politicamente correto está atrelado e a serviço de interesses partidários.

O pior de tudo é que tal ideologia traz elementos sedutores, de princípios em que todos acreditamos.

Na realidade prática, combate ou ofende e desmoraliza os princípios que diz defender. Aqui se aplica o conceito de que, “na prática, a teoria é outra”.

2. Junto com a “doutrina” do que é Politicamente Correto, surgiu uma outra escrescência, no Ocidente: o patrulhamento ideológico.

Os métodos do “Politicamente Correto” e do “Patrulhamento Ideológico” são muito parecidos com os métodos de atuação da malfadada Inquisição e de outros processos idênticos, no passado, que tanto envergonham a humanidade.

Todos estes são métodos e modos de pensar totalmente contrário à democracia que assim fica irremediavelmente fragilizada.

Não combina a “Democracia”, com o “Politicamente Correto” nem com patrulhamentos ideológicos.

O “Politicamente Correto” e o “Patrulhamento Ideológico” são uma real “herança maldita”, gestada em departamentos, pouco interessados em espírito democrático, e no respeito à igualdade essencial de direitos de todos os seres humanos, sem discriminação. Certamente foi gestada no ninho da serpente.

Tudo o que não está a serviço da verdade, da justiça e do respeito à dignidade humana, em sua natural diversidade, não merece respeito das pessoas de bem e de caráter; das pessoas conscientes, competentes e participativas.

(01.01.10)

Nenhum comentário: