quarta-feira, 24 de março de 2010

Dama da Noite

DAMA DA NOITE
FLOR DO MEU JARDIM
Diáfano Vestido de Gala dos Anjos



Na madrugada do dia 19 de Março, hoje, dia de São José, tive a oportunidade de acompanhar o desabrochar de dois botões de Dama da Noite no meu Jardim.


Às 22 horas do dia 18 de Março, às duas flores já estavam em bom estágio de desabrochamento. Às 23 horas tirei fotos das flores plenamente desabrochadas . Quando voltei às seis da manhã para tirar mais fotos, as flores já estavam definitivamente fechadas.


 Dama da noite é uma flor de uma brancura esplendorosa. Veja as fotos.


 É uma flor exclusivamente noturna.  Fiz mais uma descoberta inesperada: o ciclo de vida plena da Dama da Noite é de sete (7) horas, contadas desde que desabrocha plenamente, até se fechar  definitivamente.  Bonito. Suas Pétalas  têm  uma brancura  transparente é meio leitosa, diáfana... Assemelha pedra de alabastro. Impressionante. Parece vestido de anjo.


Quem não a admira na noite escura não a vê mais. Desabrocha em plena noite e na mesma noite se fecha para sempre. Sua delicadeza não a deixa ver a luz do dia. Parece flor dos deuses que de noite vêm à terra  conferir e registrar  as ações dos humanos. Só dura uma noite, nada mais. De tão pura, não se mostra a ninguém, talvez com medo de ser cobiçada e depredada pelas pessoas interesseiras. Aí eu pensei que talvez tenha entendido o dito popular: os países progridem mais de noite, quando o governo está dormindo.

Nenhum comentário: